Vocês acham que os Feeds já estão sendo utilizados por empresas para fins de marketing? No vídeo que colocaram, fala-se somente do uso dos feeds na intranet da empresa. Vocês acham ou viram alguma coisa a respeito do uso disso para fins de propaganda? Se não, vocês acham que ainda servirá bem a esse fim?
Uma vez o usuário se dispondo a assinar feeds institucionais ou promocionais, a empresa explora sim a facilidade de enviar novas notícias e conteúdos ao seu usuário de forma constante com o intuito de promover a empresa ou algum produto/serviço. No entanto, não vejo que ocorre muito hoje a exploração do conteúdo dos feeds com foco estritamente promocional, mas sim com o intuito de manter o usuário constantemente atualizado sobre acontecimentos da empresa ( o que torna implícito o papel do Marketing nestes conteúdos).
Assim, como empresas são seguidas no Twitter, elas podem ter os feeds "assinados" por seus clientes potenciais ou atuais, o que dá margem para o uso dos feeds como estratégia de Marketing (e por que não, né?).
Não encontrei nenhum referência de alguma pesquisa que explicite o retorno para as empresas quanto ao uso de Feeds e nem como as empresas têm adotado este meio, sendo assim minhas opiniões são embasadas apenas na minha observação do que tem ocorrido, ok?
Um ponto importante é que as empresas devem usar os Feeds com muita cautela, para não "sufocar" o assinante com informações de tal forma que ele pare de assinar os feeds da empresa a qualquer momento.
Gostei da explicação sobre feeds e rss presentes nos slides.
Minha pergunta é: há hoje em dia uma competição de empresas em se tratando de seus agregadores ou é um simples serviço que não necessita de tanta atenção?
Oi, Daniel! Existe sim uma competição entre os agregadores de feeds atuais. Mas a maior disputa fica entre os onlines versus os desktop. Apesar de eles serem, teoricamente, desenvolvidos para usuários diferentes, como alguém que prefere não deixar "rastros" na web e prefere a facilidade de um software desktop, ou aqueles que preferem não ter que se preocupar em reinstalar seu agregador toda vez que formatar seu computador ou ainda quer visualizar as atualizações de seus feeds de qualquer computador diferente.
Ainda entre os variados tipos de agregadores, existe também uma disputa entre as suas funcionalidades e seus recursos mais avançados. Alguns dos recursos mais procurados atualmente é a organização dos feeds em pastas, disponibilidade do servidor e periodicidade de atualização, além da agilidade ao se trabalhar com diversos feeds diferentes. Com essas exigências, alguns dos agregadores mais utilizados atualmente são o BlogLines, o Firefox Live e o Alesti, dentre outros.
Otimas palavras sobre Feeds, agora existe alguma forma que garante as informações que vem pelo feed, ou seja por alguma falha na rede pessoas mal intencionadas podem alterar os dados que vão ser publicados via feed sem alterar a publicação orginal, fazendo que o autor não perceba até que o estrago ja seja feito? Por exemplo modificarem noticias da folha de são paulo enviando informações mentirosas via feed e usando o nome do jornal para dar veracidade as informações??
Toffalini, Realmente há essa possibilidade, uma vez que há a replicação dos dados do ambiente original para um arquivo XML. Após feita essa replicação, as informações do XML podem ser alteradas antes que os leitores de RSS identifiquem que existe uma nova postagem. Nesse caso, essa situação é perfeitamente possível. Contudo, com a atual tecnologia de segurança de redes, é cada vez mais difícil esse tipo de invasão.
Vocês acham que os Feeds já estão sendo utilizados por empresas para fins de marketing? No vídeo que colocaram, fala-se somente do uso dos feeds na intranet da empresa. Vocês acham ou viram alguma coisa a respeito do uso disso para fins de propaganda? Se não, vocês acham que ainda servirá bem a esse fim?
ResponderExcluirPor Leonel Fonseca
Obrigada pela pergunta Leonel.
ResponderExcluirUma vez o usuário se dispondo a assinar feeds institucionais ou promocionais, a empresa explora sim a facilidade de enviar novas notícias e conteúdos ao seu usuário de forma constante com o intuito de promover a empresa ou algum produto/serviço. No entanto, não vejo que ocorre muito hoje a exploração do conteúdo dos feeds com foco estritamente promocional, mas sim com o intuito de manter o usuário constantemente atualizado sobre acontecimentos da empresa ( o que torna implícito o papel do Marketing nestes conteúdos).
Assim, como empresas são seguidas no Twitter, elas podem ter os feeds "assinados" por seus clientes potenciais ou atuais, o que dá margem para o uso dos feeds como estratégia de Marketing (e por que não, né?).
Não encontrei nenhum referência de alguma pesquisa que explicite o retorno para as empresas quanto ao uso de Feeds e nem como as empresas têm adotado este meio, sendo assim minhas opiniões são embasadas apenas na minha observação do que tem ocorrido, ok?
Um ponto importante é que as empresas devem usar os Feeds com muita cautela, para não "sufocar" o assinante com informações de tal forma que ele pare de assinar os feeds da empresa a qualquer momento.
Respondido por : Cecília Pessoa
Gostei da explicação sobre feeds e rss presentes nos slides.
ResponderExcluirMinha pergunta é: há hoje em dia uma competição de empresas em se tratando de seus agregadores ou é um simples serviço que não necessita de tanta atenção?
Oi, Daniel!
ResponderExcluirExiste sim uma competição entre os agregadores de feeds atuais. Mas a maior disputa fica entre os onlines versus os desktop. Apesar de eles serem, teoricamente, desenvolvidos para usuários diferentes, como alguém que prefere não deixar "rastros" na web e prefere a facilidade de um software desktop, ou aqueles que preferem não ter que se preocupar em reinstalar seu agregador toda vez que formatar seu computador ou ainda quer visualizar as atualizações de seus feeds de qualquer computador diferente.
Ainda entre os variados tipos de agregadores, existe também uma disputa entre as suas funcionalidades e seus recursos mais avançados. Alguns dos recursos mais procurados atualmente é a organização dos feeds em pastas, disponibilidade do servidor e periodicidade de atualização, além da agilidade ao se trabalhar com diversos feeds diferentes. Com essas exigências, alguns dos agregadores mais utilizados atualmente são o BlogLines, o Firefox Live e o Alesti, dentre outros.
Respondido por: Marcela Cláudia
Otimas palavras sobre Feeds, agora existe alguma forma que garante as informações que vem pelo feed, ou seja por alguma falha na rede pessoas mal intencionadas podem alterar os dados que vão ser publicados via feed sem alterar a publicação orginal, fazendo que o autor não perceba até que o estrago ja seja feito? Por exemplo modificarem noticias da folha de são paulo enviando informações mentirosas via feed e usando o nome do jornal para dar veracidade as informações??
ResponderExcluirObrigado
Toffalini, Realmente há essa possibilidade, uma vez que há a replicação dos dados do ambiente original para um arquivo XML. Após feita essa replicação, as informações do XML podem ser alteradas antes que os leitores de RSS identifiquem que existe uma nova postagem. Nesse caso, essa situação é perfeitamente possível. Contudo, com a atual tecnologia de segurança de redes, é cada vez mais difícil esse tipo de invasão.
ResponderExcluirRespondido por Raphael