sábado, 2 de outubro de 2010

É realmente possível ganhar dinheiro com mashup?

Nesta era da web 2.0, com todas as facilidades, serviços disponíveis e banda suficiente para acessar a tudo com velocidade aceitável, é possível observar que os desenvolvedores estão aderindo à moda dos mashups, preferindo desenvolver aplicações a partir de serviços já existentes em vez de desenvolver tudo do zero.
O grande problema disso é que informações valiosas não estão disponíveis para qualquer um que queira fazer seu próprio mashup. As empresas detentoras dessas informações vendem o acesso a elas, o que pode ser uma boa oportunidade, se o mashup servir de ponte de ligação entre o detentor da informação e o usuário da informação. Pode-se lucrar bastante com isso.
Atualmente, os desenvolvedores de mashup contam com diversas ferramentas, frameworks, ambientes de desenvolvimento, API's e serviços, para fazer cada vez mais mashups. Todos os dias sugem novas ferramentas e aprimoramentos para as ferramentas existentes.

O que fica então é a pergunta: É realmente possível ganhar dinheiro com mashup? A resposta é simples: É claro que sim. Mashups são sites ou aplicações web comuns. É possível ganhar dinheiro com publicidade ou com a venda do acesso ao mashup. Tudo depende do direcionamento que se dá ao mashup, pois praticamente todas as regras de um negócio comum se aplicam a um mashup.


Esta é uma síntese do artigo "Making Money in the Mashup Economy", escrito por Anne Zelenka

Publicado por : Raphael Ernani 

Nenhum comentário:

Postar um comentário