terça-feira, 24 de agosto de 2010

Resumo das últimas postagens


Aplicação de Software Social - GRUPO G
Conhecendo o Conhecimento

Nos últimos dias, publicamos sobre assuntos relacionados à sociedade atual baseada no conhecimento . Definimos e discutimos sobre os temas: "A certeza da incerteza" , "Abundância", "Recombinação" e "Representação com multimídias".


Após a releitura dos temas  e comentários, o grupo pôde perceber o quanto o equilíbrio na Era do Conhecimento é essencial. Mesmo que existam algumas posições mais negativas e outras mais positivas sobre as contribuições da Web e suas aplicações sociais para as nossas vidas, é impossível ignorar o fato de que hoje dispomos de grandes facilidades e que é cada vez mais simples obter o conhecimento. No entanto, a diversidade de formas e fontes que dispomos hoje exige critério e controle pessoal para  nos desenvolvermos e agirmos com ética, foco e efetividade neste "novo mundo".


A CERTEZA DA INCERTEZA

O texto “A Certeza da Incerteza na Web”, publicado por Fabiana Bustamante, apresentou uma colocação sobre a existência de conteúdo descartável imediatista e de baixa credibilidade na internet devido a grande liberdade de publicação que atualmente esta oferece. Foram apresentados no texto, exemplos de informações oriundas de fontes questionáveis e com informações falsas como uma reportagem ilustrada por imagem enviada por internauta, uma tradicional corrente veículada por e-mail e um vídeo simulando acontecimento falso.


O ponto questionado no texto foi a forma de absorção de tal conteúdo veiculado, uma vez que, a urgência é a maior condutora da navegação dos usuários modernos e faz com que as verificações em relação à validade das informações publicadas sejam cada vez mais negligenciadas pela necessidade que o usuário tem de obter respostas rápidas e de forma instantânea.  


Segundo o que foi dito na colaboração do colega Albert D. C. Costa, o menos arriscado é recorrer a fontes já conhecidas da informação procurada, evitando-se correr o risco de utilizar informações de fontes duvidosas; realizar diversas pesquisas e leituras rápidas nos resultados de busca, como forma de selecionar uma fonte o mais segura possível (que deve ter elementos desde layout à ortografia aplicada avaliados), caso não exista sites oficiais vinculados a tal informação. Um alerta deixado pelo colega mostrou a necessidade de se avaliar a intensidade de divulgação do site de destino e atrelá-la à sondagem de sua prioridade (se esta é voltada ao lucro ou de fato à veiculação de informação de qualidade).  


ABUNDÂNCIA
O texto “Abundância na Web: as duas faces”, publicado por Cecília Pessoa, apresentou as duas visões, a positiva e a negativa, sobre a abundante quantidade de dados, informações e serviços disponíveis na Internet.  


Foi questionado aos leitores sobre qual a opinião deles sobre a influência negativa da abundância de dados, informações e serviços no desenvolvimento intelectual dos usuários da Internet (se o fácil acesso a fontes nos torna pouco críticos e seletivos) e quais estratégias eles adotam para lidar com os malefícios do excesso existente na web.


Os colegas Albert D. C. Costa, Marcela Cláudia, Raphaella Carvalho e Flávio Souza colaboraram com comentários e opiniões sobre o texto publicado e a pergunta indagada.


Segundo o Albert, a abundância na Internet não nos torna menos inteligentes, mas sim menos produtivos quando não sabemos lidar com os excessos. Ele não enxerga qualquer malefício dos serviços prestados pela Google. Para lidar com a abundância na Internet, ele evita aderir a serviços apenas por que grande parte das pessoas utilizam, por exemplo Twitter e Blogs.


Para a Marcela, mesmo com os diversos benefícios providos pela Internet, para ela há um impacto em nossa capacidade de entendimento ( nos levando inclusive ao preconceito) já que com a alta quantidade de dados, informações e serviços perdermos o foco da qualidade e da confiabilidade da informação em detrimento da quantidade de informação.


A Raphaella compartilha de uma opinião semelhante a do Albert. Ela não acredita  que a abundância da Internet impacte em nossa intelectualidade. No entanto, acredita que a Internet torna o conhecimento superficial devido a não ser fácil encontrar em fontes disponíveis uma informação mais profunda sobre um determinado assunto e ao contrário disto há diversas com abordagem superficial, o que nos exige saber administrá-las para uma formação de opinião, levando a um desgaste físico e psíquico.


Por fim, o Flávio dá sua receita de como lidar com a abundância: selecionar. Segundo ele, não só a Internet nos exige este discernimento. Em uma biblioteca também existem diversas fontes com diversos dados e informações, mas assim como na Internet, devemos filtrar com alguns parâmetros para não nos perdermos.

RECOMBINAÇÃO
O texto Recombinação, publicado por Raphael Ernani, fez uma breve contextualização do surgimento da recombinação como forma de criação de conhecimentos. Foram abordados aspectos positivos e negativos da recombinação, impulsionada pela evolução tecnológica e surgimento da Internet.


Foi questionado aos leitores do blog qual o ponto em que a recombinação deixa de ser algo positivo e passa a se tornar em algo que é vazio e não agrega valor a nada.


O colega André Pontes colaborou com sua opinião, dizendo que quando o conteúdo recombinado é bom, é positivo e em caso contrário, é negativo. Para ele, bons conteúdos são empolgantes e inspiram a necessidade de serem recombinados e darem origem a novos conhecimentos.

REPRESENTAÇÃO COM MULTIMÍDIAS


O texto Representação com Multimídias, publicado por Marcela Cláudia, abordou as diferentes mídias utilizadas pelo homem ao longo dos anos para se comunicar. Foram evidenciadas as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como as evoluções entre elas, a partir da mídia oral, passando pela escrita, pela audiovisual até a mídia digital. Problemas como manutenção da informação, divulgação e alcance foram discutidos para cada mídia. Para a mídia digital, discutiu-se também problemas relacionados à abundância e à qualidade da informação.

Como motivo de reflexão, foi questionado aos leitores se, assim como as mídias convencionais criadas ao longo dos anos, a mídia digital também veio para corrigir alguns problemas, mas ainda assim, acarretará em novos impactos e desvantagens para a sociedade.

O leitor Albert D. C. Costa comentou o texto sobre a representação com multimídias, demonstrando que, em sua opinião, a mídia digital já está tão enraizada na sociedade atual que não se pode mais distinguir os seus efeitos sociais. Para ele, a forma como se faz possível a interação a partir das mídias digitais é o maior motivo para a permanência da mesma como meio de comunicação do homem. Ele ainda completou mencionando como as outras mídias ainda utilizadas atualmente fazem referência o tempo todo às mídias digitais, convidando os seus usuários a interagirem consigo também pelo meio digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário