Conheça um pouco das eras da empresa FIAT: Empresa 0.0, Empresa 0.1 e Empresa 2.0, conforme é possível verificar no quadro abaixo.
EMPRESA DE DESIGN DE AUTOMÓVEIS: | FIAT |
ERA EMPRESA 0.0 | |
- Formação de estoques - Produção departamentalizada - Produção de automóveis e componentes (sem terceirização) - Produção para mercado nacional - Poucos modelos de carros | |
ERA EMPRESA 1.0 | |
- Estruturação em projetos - produção integrada - Criação de novos modelos de carros - Participante do mercado de ações - Produção para mercado nacional e internacional - Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) - Adoção de sistemas ERP de controle e automação - Publicidades em meios convencionais - Adoção de modelo JIT (Just in Time): - Contratos de longo prazo; - Demandas previsíveis, com solicitações flexíveis; - Comunicação das mudanças mais rápida e em tempo real; - Produtos de alta qualidade e com constância; - Tempos de entrega curtos e garantidos; - Proximidade dos fornecedores nos clientes, inclusive fisica. - Foco na atividade fim com terceirização de serviços/produtos complementares | |
ERA EMPRESA 2.0 | |
- Amadurecimento dos processos JIT - Aumento da diversidade de carros - Programas de qualidade - Programas de desenvolvimento de pessoas - Publicidades em meios convencionais e na internet (redes sociais, mini-blogs, hotsites e outros). - Programas de sustentabilidade e envolvimento com stakeholders - Stakeholders mais engajados nos processos da empresa: - Design colaborativo de carros (partipação de clientes) – Projeto Fiat Mio (http://www.fiatmio.cc/pt/) - Pedidos via internet de carro customizado para o cliente (http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/) |
Referências :
Como muito bem apontado pelo grupo, o FiatMio (http://www.fiatmio.cc/) é um projeto sem precedentes. Feito quase que totalmente de forma colaborativa, o projeto do carro se mostra como uma nova forma de desenho e planejamento: utilizando as ferramentas que a web 2.0 provê, o carro foi projetado pelo e para os usuários. O próprio site do projeto é totalmente voltado para as redes sociais.
ResponderExcluirAcredito que este é o caminho que as empresas seguirão de agora em diante (quem não seguir, perderá market share). Não são as empresas que vão impor seus produtos mas sim as opiniões e desejos de usuários que irão guiar as empresas. E tudo isso com certeza se baseará nos softwares sociais, principalmente wikis que têm grande utilidade quando se trata de projetos e também de fóruns que irão ser salas de discussões e para os detalhes dos projetos.
Realmente é muito interessante o FiatMio.
ResponderExcluirEle demonstra totalmente como é e deve ser o maior envolvimento com o mundo exterior através de processos de inovação em colaboração com os clientes, fornecedores e funcionários.
Através dele é possível formar uma rede de parceiros num arquitetura informacional de comunidade, onde todos são iguais e colaboram com seu nível de conhecimento para criar.
Enfim, tudo isso é benéfico para todos nós, e é possível perceber grande parte dos benefícios da web 2.0.
Se, por um lado, a abertura das empresas automobilísticas para ouvir a opinião dos clientes é um fator que promove o desenvolvimento colaborativo, seguindo a tendência 2.0 da Web, por outro lado essa participação pode dificultar o processo de produção, se não tiver regras bem definidas.
ResponderExcluirIsso porque, como as pessoas tem gostos diferentes, necessidades diferentes e desejos diferentes, as opiniões e sugestões podem ser bastante diferentes, até mesmo contrárias. E nesse cenário de impasse, como lidar com os pedidos? Quais atender e quais não atender? Como justificar o que não é atendido?
Uma grande divergência num determinado ponto pode se tornar, inclusive, contraproducente, atrasando o projeto. Ou seja, transformaria ganho da colaboração em perda de objetividade.
A participação na era 2.0 existe e é um fator benéfico. Porém, também traz grandes desafios a vencer, e o estabelecimento de limites e fronteiras é um deles.
Muito bem argumentado e descrito sobre a Fiat. A opinião dos clientes é essencial para a nova onda 2.0, já que a tendência é o esclarecimento ao máximo do produto e dos processos, para que o próprio cliente saiba o que está comprando e assim poder divulgar este para amigos ou terceiros.
ResponderExcluirO único perigo que a Fiat toma conta muito bem, é do excesso de informações e o acúmulo de opiniões indevidas. Como estamos tratando com pessoas, cada ser tem seu modo diferente de pensar e seus gostos próprios, o que leva a opiniões muito diferentes.
Acho que mais empresas deveriam adotar esta iniciativa e com certeza, teríamos talvez uma sociedade e valores de produtos bem diferentes do que temos hoje.
Postado por Daniel Nonaka
ResponderExcluirA Fiat é um bom exemplo de empresa 2.0. Isso faz com que a Fiat, algumas vezes, inove no mercado de design. A Fiat é reconhecida pela fabricação de carro com tecnologia embutida.
Porém acredito que falta alguns fatores que podem fazer com que a Fiat enfrente o mercado de forma mais eficiente. Por exemplo, a Fiat poderia criar um Blog em seu site que permita que os clientes façam críticas, dê opiniões, etc. Assim ela estará mais preparada para conhecer as tendências do mercado.
É muito interessante como a Fiat vem surpreendendo com novas idéias tipicamente da era 2.0 de empresas.
ResponderExcluirO programa "Fiatmio" que abre espaço para ouvir diretamente os desejos dos clientes, e trazê-los à realidade.
Além disso, em um nível menor, mas mais acessível, tem o programa "Monte seu carro", que permite uma maior personalização.
Isso é interessante pois promove um maior envolvimento por parte dos clientes, e valoriza mais suas opiniões.
O projeto do FiatMio mostra a importância que o cliente têm no processo de criação nas era 2.0. Esse é um belo exemplo de projeto colaborativo.
ResponderExcluirHoje, são várias as formas de a empresa se comunicar com o público por meio de softwares sociais. Muitas empresas usam redes sociais para receber críticas, opiniões e divulgar novidades e mantém formas de comunicação online através de bate-papos, fóruns ou correio eletrônico. Isso mostra o crescimento da participação de empresas no Twitter, Flickr, Facebook e outras redes.
Acredito que a Fiat deva continuar explorando esses meios para manter a aproximação com o consumidor final.
Tudo bem, é um projeto muito legal, que conta com a participação de qualquer pessoa que desejar e procura atender necessidades. Mas para que ele serve se não vai ser comercializado? Bem, é preciso levar em consideração um fato: nada é criado sem que alguém idealize antes.
ResponderExcluirToda a parte de projeção do carro, como os desenhos e a mecânica do carro, servem para idealizar um cenário futurista que simplesmente não chegou ainda. Visualizar tendências e referências são essenciais para que seja possível criar um produto realmente bom e útil no futuro.
O Projeto Fiat Mio é muito interessante e inovador, sendo o primeiro carro conceito da história criado de forma colaborativa e pela Internet. Mas como muitos já apontaram, este é um caso de projeto idealizado mais pelo marketing da marca do que para o mercado em si, já que dificilmente o carro será produzido em escala industrial como os demais modelos da empresa que não foram criados de forma colaborativa.
ResponderExcluirMas acho que este tipo de interação com os clientes é valida tendo em vista que muitas idéias podem ser extraidas dos projetos por eles enviados a fim de se ver quais são as vontades e gostos do mercado em geral para estes tipos de produtos, a fim de se adequar os produtos produzidos viavelmente em escala industrial.