quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Empresa 2.0 - Estudo de Caso FIAT

Conheça um pouco das eras da empresa FIAT:  Empresa 0.0, Empresa 0.1 e Empresa 2.0, conforme é possível verificar no quadro abaixo.

EMPRESA DE DESIGN DE AUTOMÓVEIS:
FIAT
ERA  EMPRESA 0.0
- Formação de estoques
- Produção departamentalizada
- Produção de automóveis e componentes (sem terceirização)
- Produção para mercado nacional
- Poucos modelos de carros
ERA  EMPRESA 1.0
- Estruturação em projetos - produção integrada
- Criação de novos modelos de carros
- Participante do mercado de ações
- Produção para mercado nacional e internacional
- Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
- Adoção de sistemas ERP de controle e automação
- Publicidades em meios convencionais  
- Adoção de modelo JIT (Just in Time):
  - Contratos de longo prazo;
  - Demandas previsíveis, com solicitações flexíveis;
  - Comunicação das mudanças mais rápida e em tempo real;
  - Produtos de alta qualidade e com constância;
  - Tempos de entrega curtos e garantidos;
  - Proximidade dos fornecedores nos clientes, inclusive fisica.
  - Foco na atividade fim com terceirização de serviços/produtos complementares
    ERA  EMPRESA 2.0
    - Amadurecimento dos processos JIT
    - Aumento da diversidade de carros
    - Programas de qualidade
    - Programas de desenvolvimento de pessoas
    - Publicidades em meios convencionais e na internet (redes sociais, mini-blogs, hotsites e outros).
    - Programas de sustentabilidade e envolvimento com stakeholders
    - Stakeholders mais engajados nos processos da empresa:
       - Design colaborativo de carros (partipação de clientes) – 
         Projeto Fiat Mio (http://www.fiatmio.cc/pt/)
       - Pedidos via internet de carro customizado para o cliente
         (http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/)

    Referências :

    9 comentários:

    1. Como muito bem apontado pelo grupo, o FiatMio (http://www.fiatmio.cc/) é um projeto sem precedentes. Feito quase que totalmente de forma colaborativa, o projeto do carro se mostra como uma nova forma de desenho e planejamento: utilizando as ferramentas que a web 2.0 provê, o carro foi projetado pelo e para os usuários. O próprio site do projeto é totalmente voltado para as redes sociais.

      Acredito que este é o caminho que as empresas seguirão de agora em diante (quem não seguir, perderá market share). Não são as empresas que vão impor seus produtos mas sim as opiniões e desejos de usuários que irão guiar as empresas. E tudo isso com certeza se baseará nos softwares sociais, principalmente wikis que têm grande utilidade quando se trata de projetos e também de fóruns que irão ser salas de discussões e para os detalhes dos projetos.

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    2. Realmente é muito interessante o FiatMio.

      Ele demonstra totalmente como é e deve ser o maior envolvimento com o mundo exterior através de processos de inovação em colaboração com os clientes, fornecedores e funcionários.

      Através dele é possível formar uma rede de parceiros num arquitetura informacional de comunidade, onde todos são iguais e colaboram com seu nível de conhecimento para criar.

      Enfim, tudo isso é benéfico para todos nós, e é possível perceber grande parte dos benefícios da web 2.0.

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    3. Se, por um lado, a abertura das empresas automobilísticas para ouvir a opinião dos clientes é um fator que promove o desenvolvimento colaborativo, seguindo a tendência 2.0 da Web, por outro lado essa participação pode dificultar o processo de produção, se não tiver regras bem definidas.

      Isso porque, como as pessoas tem gostos diferentes, necessidades diferentes e desejos diferentes, as opiniões e sugestões podem ser bastante diferentes, até mesmo contrárias. E nesse cenário de impasse, como lidar com os pedidos? Quais atender e quais não atender? Como justificar o que não é atendido?

      Uma grande divergência num determinado ponto pode se tornar, inclusive, contraproducente, atrasando o projeto. Ou seja, transformaria ganho da colaboração em perda de objetividade.

      A participação na era 2.0 existe e é um fator benéfico. Porém, também traz grandes desafios a vencer, e o estabelecimento de limites e fronteiras é um deles.

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    4. Muito bem argumentado e descrito sobre a Fiat. A opinião dos clientes é essencial para a nova onda 2.0, já que a tendência é o esclarecimento ao máximo do produto e dos processos, para que o próprio cliente saiba o que está comprando e assim poder divulgar este para amigos ou terceiros.

      O único perigo que a Fiat toma conta muito bem, é do excesso de informações e o acúmulo de opiniões indevidas. Como estamos tratando com pessoas, cada ser tem seu modo diferente de pensar e seus gostos próprios, o que leva a opiniões muito diferentes.

      Acho que mais empresas deveriam adotar esta iniciativa e com certeza, teríamos talvez uma sociedade e valores de produtos bem diferentes do que temos hoje.

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    5. Postado por Daniel Nonaka

      A Fiat é um bom exemplo de empresa 2.0. Isso faz com que a Fiat, algumas vezes, inove no mercado de design. A Fiat é reconhecida pela fabricação de carro com tecnologia embutida.
      Porém acredito que falta alguns fatores que podem fazer com que a Fiat enfrente o mercado de forma mais eficiente. Por exemplo, a Fiat poderia criar um Blog em seu site que permita que os clientes façam críticas, dê opiniões, etc. Assim ela estará mais preparada para conhecer as tendências do mercado.

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    6. É muito interessante como a Fiat vem surpreendendo com novas idéias tipicamente da era 2.0 de empresas.
      O programa "Fiatmio" que abre espaço para ouvir diretamente os desejos dos clientes, e trazê-los à realidade.
      Além disso, em um nível menor, mas mais acessível, tem o programa "Monte seu carro", que permite uma maior personalização.
      Isso é interessante pois promove um maior envolvimento por parte dos clientes, e valoriza mais suas opiniões.

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    7. O projeto do FiatMio mostra a importância que o cliente têm no processo de criação nas era 2.0. Esse é um belo exemplo de projeto colaborativo.

      Hoje, são várias as formas de a empresa se comunicar com o público por meio de softwares sociais. Muitas empresas usam redes sociais para receber críticas, opiniões e divulgar novidades e mantém formas de comunicação online através de bate-papos, fóruns ou correio eletrônico. Isso mostra o crescimento da participação de empresas no Twitter, Flickr, Facebook e outras redes.

      Acredito que a Fiat deva continuar explorando esses meios para manter a aproximação com o consumidor final.

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    8. Tudo bem, é um projeto muito legal, que conta com a participação de qualquer pessoa que desejar e procura atender necessidades. Mas para que ele serve se não vai ser comercializado? Bem, é preciso levar em consideração um fato: nada é criado sem que alguém idealize antes.

      Toda a parte de projeção do carro, como os desenhos e a mecânica do carro, servem para idealizar um cenário futurista que simplesmente não chegou ainda. Visualizar tendências e referências são essenciais para que seja possível criar um produto realmente bom e útil no futuro.

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    9. O Projeto Fiat Mio é muito interessante e inovador, sendo o primeiro carro conceito da história criado de forma colaborativa e pela Internet. Mas como muitos já apontaram, este é um caso de projeto idealizado mais pelo marketing da marca do que para o mercado em si, já que dificilmente o carro será produzido em escala industrial como os demais modelos da empresa que não foram criados de forma colaborativa.

      Mas acho que este tipo de interação com os clientes é valida tendo em vista que muitas idéias podem ser extraidas dos projetos por eles enviados a fim de se ver quais são as vontades e gostos do mercado em geral para estes tipos de produtos, a fim de se adequar os produtos produzidos viavelmente em escala industrial.

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