terça-feira, 16 de novembro de 2010

Modelo de Negócios - Livraria 2.0

A Livraria 2.0 proposta pelo Grupo G trata-se de uma loja virtual que comercializa livros de diversas categorias atraindo leitores e intelectuais do mundo todo tendo como custos a manutenção do site e remuneração de funcionários e como fonte de lucro a venda tanto de livros como de ingressos. Devido a parcerias firmadas pela livraria com as editoras dos livros, os preços tornam-se diferenciados. Além disso, parcerias com promotores de enventos culturais trazem à livraria a possibilidade de fornecer ingressos de concertos, shows, palestras e congressos.

Há na loja virtual um espaço relacionado a cada produto no qual clientes podem opinar e debater a respeito do mesmo. Opiniões sobre produtos e auxílio personalizado também podem ser obtidos pelo atendimento oferecido pelos "livreiros" de plantão disponíveis em horário comercial no site. Este atendimento torna-se possível através do cadastro do cliente no site, pelo qual ele também se mantém informado pelo recebimento periódico de Newsletters.

Visualização da versão em fullscreen do modelo de negócios ágil através do link abaixo:
http://bmdesigner.com/explore/fullscreen/1820/Livraria_2.0

9 comentários:

  1. Realmente se trata de uma empresa 2.0 pela iteração com o cliente e a valorização da comunicação com o mesmo de várias formas. Além disso a agregação de valor ao serviço prestado, além de comercializar livros, fornece informações, curiosidades relacionadas ao livro.
    Muito interessante.

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  2. Considero sim que esse negócio é de uma empresa 2.0, dado os recursos de newsletter (agregação individual) e blog dos produtos (agregação centralizada) de disponibilização de informaçãoes para os leitores.

    Além disso, todo o aparato tecnologico fomenta o conhecimento e a identidadade na web.

    Por esses motivos, considero a empresa 2.0.

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  3. Se trata de uma empresa da era 2.0 principalmente pela relação existente com o consumidor. Este participa de forma ativa dos acontecimentos da empresa e isto tem se tornado uma tendência na atualidade. É provável que esta pratica se torne cada vez mais comum e isto faça com que ambos os lados sejam beneficiados, empresa e consumidor. Por outro lado, a empresa que não se adaptar a este novo momento perderá grande espaço no mercado.

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  4. O exemplo foi muito bem posto pelo grupo. Uma das maiores marcas de uma empresa 2.0 é a relação com o cliente, sendo que ele possa criticar, sugerir e divulgar o produto.

    Como é uma empresa virtual, se caracteriza ainda mais com a identidade WEB, provendo para os usuário a liberdade de que empresas que não tem essa característica não permite.

    Logo, considero essa empresa como 2.0.

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  5. Acredito que a Livraria do Grupo G, é usa conceitos da Web 2.0 e tornará-se uma Livraria 2.0. Ela vai criar um site e espaços para troca de informações entre clientes e funcionários. Assim o cliente poderá fazer críticas, opinar, e consequentemente, fazer a Livraria se destacar no mercado.

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  6. Realmente, este modelo de negócios caracteriza uma empresa na era 2.0. A utilização de ferramentas que permitem interação virtual entre clientes e responsáveis pela livraria, os debates promovidos, chat, newsletters, blog e o cadastro do usuário permitindo personalização e criação de identidade virtual são as marcas de uma empresa nesta era e são pré-requisitos para que sejam bem-sucedidas no mercado atual, que exige dinamismo, velocidade no tratamento da informação e atenção ao cliente e tais necessidades só podem ser supridas em empresas modernas, atuais e, obviamente, 2.0.

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  7. A empresa em questão é pertencente a era 2.0. O cliente é bastante envolvido no espaço da empresa, seja através do newsletter (que busca o cliente e o traz para a loja, deixando-o a par das novidades), seja através do blog ou do atendimento online. É interessante destacar o cadastro pessoal na loja virtual, que dá ao cliente a idéia de pertencer a uma comunidade, que é a esfera de relações criada pelo ambiente da loja virtual.

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  8. A empresa proposta será uma empresa 2.0 pois promove a participação do cliente (através do newsletter, blog ou atendimento on-line).
    Além disso, através da diversificação do espaço (livraria e promoção de eventos), a empresa proposta mostrou-se moderna e inovadora.

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  9. Talvez falte um pouco para que essa empresa se torne realmente 2.0. Não há um grau de interatividade entre funcionários e clientes que não venha de antigos métodos de comunicação utilizado no mercado

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