terça-feira, 17 de agosto de 2010

Abundância na Web: as duas faces

Segundo o dicionário Michaelisabundância vem do latim abundantia e significa fartura, grande quantidade.

Considerando o descrito acima, podemos dizer que abundância é algo bom! Afinal, escassez, falta ou carência sempre levam-nos a pensar em coisas tristes, desinteressantes, pobres ou mesmo sem conhecimento e desenvolvimento. 

E quando falamos de ambundância na internet? Seria o excesso de dados, informações e serviços  algo benéfico para nós usuários? 

Clique aqui para ver imagem ampliada
 Se pensarmos que a abundância da internet nos permite nos comunicar e obter dados e informações de  qualquer parte do mundo e sobre qualquer tema, não há dúvida do quanto isto contribuí para nossa formação de conhecimento. Podemos: ser mais críticos já que temos sempre mais (muito mais) que uma fonte de acesso; formar novos conhecedores já que há muitas alternativas de  colaboração; conhecer mais pessoas  e assuntos (específicos e gerais) já que a cada clique há uma rede social ,  vídeo, imagem ou site com alguém ou algo novo.


Mas e quando a abundância nos faz perder o foco, perder muito tempo ou mesmo nos perder? Orkut, Twitter, MSN, Gtalk, email pessoal, email corporativo, portais educacionais,  Google Groups, Yahoo Groups, portal de currículos, Google Reader, portais de Notícias , Esportes e Entretenimento, blogs, Youtube, Google.... 

Há quem não se sinta em um caos? Cria-se um sentimento de  que não conseguimos atingir  nossos objetivos tendo tantas fontes e serviços na internet. Sempre há a sensação que há algo sendo deixado de lado! Tentamos unir tudo em centrais de integração, mas ainda assim não há como fugir dos outros "n" que não há como serem integrados! 

Alguns estudiosos dizem que a internet chega até mesmo a nos prejudicar em termos de desenvolvimento intelectual, a abundância para eles não nos torna mais sábios! Para saber mais sobre este ponto de vista, sugiro a leitura desta  breve entrevista : “A internet nos suga como uma esponja” (Nicholas Carr - Revista Época - 10/12/2009).


E você, pensa que a internet nos torna menos inteligentes? O Google está nos tornando mais estúpidos? E quais estratégias você adota para lidar com os aspectos negativos da abundância na internet? 

Autor : Cecília Pessoa

5 comentários:

  1. De forma alguma a Internet nos torna menos inteligentes. Podemos dizer sim que a Internet pode nos tornar menos produtivos caso não saibamos como nos comportar diante desta abundância de informação.

    Minha opinião sobre o buscador do Google é de que ele é uma ferramenta indispensável para quem tem a necessidade de fazer pesquisas mas não conhece fontes seguras sobre o assunto em questão. É claro que é muito mais eficiente ir direto à já conhecida fonte da informação necessária caso esta exista mas, definitivamente, o Google não nos torna mais estúpidos; muito pelo contrário: ele é uma ferramenta prática que nos auxilia no processo de construção do conhecimento, graças a seu constante aperfeiçoamento buscando adequar os resultados de suas pesquisas aos usuários.

    Entretanto, se faz necessário aprender a utilizar esta ferramenta, já que a mesma pode colocar diante de nós uma infinidade de caminhos e temos que saber decidir por quais investiremos nosso tempo. Para mim, é neste ponto que se encontra o segredo para a boa utilização da Internet, aproveitando seu potencial sem degradar nossa produtividade: diante desta “explosão” de informação, sempre devemos fazer a pergunta “Isto me é útil?”. Eu por exemplo não uso Twitter e nem escrevo blogs pessoais pois não tenho esta necessidade, então, para mim, seria perda de tempo. Além disso, devemos adaptar o uso das ferramentas para as nossas necessidades, por exemplo, eu tenho cadastrado um perfil no Facebook e Orkut mas apenas utilizo para troca de mensagens pessoais e não uso as outras funcionalidades adicionais como comunidades, jogos, etc.

    Comentário por: Albert Douglas de Castro Costa

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que a internet nos torna menos inteligentes. Pelo contrário, é um caminho fácil e rápido de se obter informação a qualquer hora. Hoje, graças à internet, podemos ter acesso a informações do diversas fontes no momento que quisermos, diferente de outras mídias como a televisão, onde não filtramos a informação que nos interessa.
    O grande problema, na minha opinião, é que nem sempre conseguimos uma informação mais profunda sobre um assunto facilmente. A tendencia é cada vez mais reduzir o conteúdo das mensagens, e isso torna a vida bastante resumida. O que muitas vezes temos é uma quantidade de grande de informação de diversas fontes sem que nenhuma acrescente algo significativo. Para obter alguma informação de nosso interesse temos que recorrer a diversos meios, como blogs, emails, sites, e isso acaba trazendo mais informação para ser analisada do que conseguimos administrar.Daí surge o sentimento de sobecarga que muitos profissionais encontram atualmente, quando não encontram tempo suficiente de reunir diversas fontes e filtrar o que é realmente relevante.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que a internet trouxe vários benefícios à sociedade. Mas acredito que, por muitas vezes, nós acabamos perdendo o foco da qualidade e da confiabilidade da informação e nos atemos à quantidade de informação, dificultando a nossa própria seleção do conteúdo disperso na internet.
    A abundância de informação dificulta e muito essa nossa análise crítica e faz com que nós tenhamos preconceito, por exemplo, de redes sociais. Não é só porque uma parte dos conteúdos presentes nessas redes é de baixa qualidade ou desconfiável, que podemos generalizar e nos abster de participar desses meios de comunicação que possuem outros propósitos muito interessantes também, como divulgação, marketing e até mesmo discussão de novas tendências e tecnologias.

    ResponderExcluir
  4. Para lidar com a adundância de informação, a palavra chave é: selecionar. O excesso de conhecimento na Internet não é diferente do excesso de conhecimento em outros campos da vida. Por exemplo, o Louvre tem mais de 350 mil obras. Impossível ver tudo num único dia. Se você não tem tempo de sobra e quiser visitar o museu, vai ter que selecionar o que quer ver. A Internet também é assim.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acho que a intenet nos torna menos inteligentes. Muito pelo contrário, saber filtrar as informações que nela estão contidas pode ser uma ferramenta imprescindível.

    Fonte de informação ilimitada, a internet tornou-se importantíssima para resolução de questão levantadas com o advento de novas tecnologia, que, cada vez mais, fazem parte do nosso dia a dia. É importante ressantar que tal fonte deve ser explorada com responsabilidade. E sempre existiram aquelas pessoas que se sentem perdidas, com tantas informações ao alcance.

    O google pode se tornar um perigo para aqueles que adoram usar ctrl+c, ctrl+v, tornando-os cada vez mais preguiçosos ao lhes darem informação pronta sobre qualquer assunto pesquisado.

    Contudo continuo a dizer que pessoas que têm olhar crítico sobre tudo o que lêm na rede e questionam sua procedencia, estão um passo à frente de qualquer ação prejudicial.

    Saber buscar informações/dados de sites conceituados, que lhe transmita segurança, garantia e procedência das informações veiculadas continua sendo uma boa estratégia para nunca se meter em uma roubada e como diz o ditado nunca "comprar gato por lebre".

    ResponderExcluir