quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Representação com Multimídias

Mídias nada mais são do que meios de comunicação inventados pelo próprio homem para interagir com a comunidade.

A princípio, o homem se comunicava apenas através da mídia oral. Apesar de a comunicação "falada" permitir uma série de benefícios, como maior interação e melhor compreensão do verdadeiro sentido que o "falante" deseja mostrar, existe também um grande obstáculo imposto pela representação apenas oral: o repasse do conhecimento ao longo do tempo e do espaço.

Os povos da Antiguidade, antes de começarem a usar os hieróglifos, barro, papilo e outras mídias escritas, não tinham uma forma de armazenar as informações adquiridas para as próximas gerações. Também não era possível compartilhar conhecimento entre povos distantes de culturas diferentes que com certeza tinham muito aprendizado a compartilhar.

O advento da mídia escrita proporcionou uma grande evolução na transferência de conhecimento entre os povos no tempo e no espaço. A partir das primeiras manifestações de escrita nas cavernas, várias mídias de escrita foram sendo descobertas e utilizadas até que se alcançasse o papel, que propiciou a criação da impressa, dos jornais e dos livros, ferramentas tão importantes na divulgação do "saber".



Mais tarde ainda, concebemos a mídia audiovisual que, através de seu principal aparato eletrônico, a tecnológica televisão, uma nova era no conceito "comunicação" se iniciou. Apesar das vantagens da mídia escrita e do advento do papel, o acesso aos meios de comunicação escritos ainda era muito elitista e não alcançava grande parte da sociedade. A televisão, por outro lado, em menos de um século, transformou-se de um instrumento de luxo em um equipamento de sobrevivência para a sociedade em geral.



A comunicação audiovisual teve e ainda tem um alcance tão amplo que ainda hoje se manifesta como a mídia mais utilizada e de maior influência na vida da sociedade. Apesar de alguns problemas se comparada com a mídia escrita, como uma certa alienação do pensamento crítico amenizada pela característica imaginativa da mídia escrita, ainda assim se mostra mais efetiva a cada dia.

Outra evolução na história dos meios de comunicação foi a mídia digital. Apesar de ainda não ter atingido o alcance esperado, a mídia digital se revelou uma grande portadora de informações unificadas em um único lugar. A grande disseminadora da comunicação audiovisual foi a internet. A partir dela, tornou-se possível obter informações em tempo real de qualquer lugar do mundo e de diversas fontes diferentes.



A mídia digital também propiciou uma maior interatividade, o que tornou a busca pelo conhecimento muitas vezes mais interessante e desvinculada da necessidade, passando mais a um objetivo de lazer. Entretanto, a abundância de conhecimento espalhado pela internet, aliada a liberdade e "libertinagem" de autoria dessas informações, muito do conhecimento hoje presente nas mídias digitais é classificado como de baixa qualidade ou de conteúdo duvidoso.

Será que assim como todas as outras mídias convencionais, a mídia digital vai continuar cobrindo alguns dos problemas de comunicação e divulgação de conhecimento, enquanto mantêm ou até mesmo gera novos impactos para a sociedade?


Autor : Marcela Claúdia

Um comentário:

  1. Com certeza sim e podemos dizer que é e continuará sendo o principal meio de compartilhamento de informações. As mídias digitais sempre se renovam, mudam sua estrutura, sua forma de apresentação e interação com o usuário, diferentemente de outros tipos de mídias como a impressa e a audiovisual que por mais que se desenvolvam nunca deixarão de ter seus limites tecnológicos e físicos.

    Acrescento ainda que os utilizadores de outras mídias para divulgação de conhecimento de uma forma ou outra utilizam a mídia digital. Um bom exemplo disso são as televisões que agora procuram uma maior interatividade com seus telespectadores e oferecem até mesmo acesso a conteúdo digital online. Essa fenômeno não é específico deste setor; é o que chamamos de convergência digital: processo no qual tudo se encontra no mundo virtual e, neste ambiente relativamente democrático, a busca de informações e construção do conhecimento se dá efetivamente.

    Portanto, esta é verdadeiramento a era da Revolução Digital - cenário onde as mídias digitais são tão intrínsecas aos costumes da atual geração que não podemos mais distinguir todos os seus efeitos sociais.

    ResponderExcluir