quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Freelancers Web Aumentam Média de Trabalhos com Mashups

Freelancers web são profissionais autônomos que se autoempregam em diferentes empresas ou, ainda, guiam seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Os trabalhos recebidos costumam variar e para cada um deles é estabelecido um determinado prazo e valor. Embora essa variação exista e a complexidade de um determinado projeto seja detalhadamente apresentada ao cliente, atualmente a pergunta que com mais frequência têm se ouvido é "não dá pra entrega ser mais rápida?". Mediante a necessidade de reduzir os prazos na construção das aplicações web, estes profissionais têm lançado mão do uso de ferramentas web 2.0 e dentre elas destacam-se os mashups.
Existem na internet sites que  reunem aplicações customizáveis e permitem a criação de resursos que têm sido buscados pelos usuários (principalmente aqueles adeptos à redes sociais e bem familiarizados com feeds e widgets, os quais as empresas têm preocupado em atender através da web). Dentre estas fontes para construção de mashups, os freelancers podem contar com sites como o CodePlex (Comunidade de Projetos OpenSource) além de plugins diversos como os disponíveis em JQuery que auxiliam na apresentação de aplicações mais ricas e amigáveis visualmente.
Mediante a este "senso de urgência" que invadiu a cultura deste ramo (serviços relacionados a web) uma das principais preocupações do freelancer web (desenvolvedor e/ou designer) é a organização de seus "jobs" de forma a aumentar a sua capacidade de captar clientes evitando a realização simultânea de vários projetos e consequente sobregarga acompanhada de descrédito e queda de qualidade em seu trabalho. E é neste ponto em que as ferramentas web 2.0, sobretudo os mashups entram auxiliando nos prazos, possibilidade de aprensentar um valor mais atraente ao cliente e um maior número de trabalhos assumidos num determinado espaço de tempo devido à diminuição de tempo demandado a cada um deles, o que gera um aumento no faturamento deste tipo de profissional e no seu alcance dentro do mercado web.

Escrito por: Fabiana Bustamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário