quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mashups: Uma visão geral sobre geração de lucros

Nos dias de hoje, com a democratização do acesso ao meio digital e à rede mundial de computadores, cada vez mais as pessoas tem tido meios para produzir suas próprias informações e disponibilizá-las para toda a comunidade. Com isso, tem surgido a cada dia mais e mais serviços que trazem comodidade ao internauta, seja facilitando a edição de informações em aplicações na nuvem, seja facilitando o armazenamento e recuperação das informações geradas.

Nesse contexto, as empresas tem disponibilizado cada vez mais serviços que permitem ao usuário comum criar e publicar suas informações. Esses serviços muitas vezes são disponibilizados também na forma de APIs, onde usuários mais avançados podem usar recursos para criar novos serviços, os mashups.

O ser humano sempre busca vantagens e enriquecimento e com o desenvolvimento web não é diferente. Com mashups é possível ganhar dinheiro. Basta ter uma idéia interessante e atrair um volume considerável de acessos. Além disso, não se deve tumultuar com o seu serviço os serviços que compõem seu mashup (a empresa que fornece um dos serviços essenciais para o seu mashup pode simplesmente barrar seu acesso ao serviço, se for interesse dela).

Com mashups, ganha-se dinheiro de várias formas. A mais popular é com publicidade. Colocar anúncios pode render um bom dinheiro, se o site for movimentado. A grande desvantagem é que publicidade demais polui o site e o torna pouco atrativo. Outra forma é com doações feitas pelos usuários do mashup. Além disso, se os dados que o mashup provê são valiosos, pode-se cobrar pelo acesso aos dados. Por fim, pode-se ganhar muito dinheiro com o outro lado do mashup: provendo serviços (armazenamento, feeds, encurtamento de URLs, etc) para donos de mashup e cobrando deles pela utilização dos serviços.

Resumindo: Dinheiro grande se ganha quando o dono do mashup depende de você (seus dados, seu poder de processamento, sua capacidade de armazenamento, sua largura de banda, etc). O resto do dinheiro que circula nos mashups é mais distribuído e com volume menor de faturamento.

Escrito por: Raphael Ernani

Nenhum comentário:

Postar um comentário